15 de outubro de 2012

BOCEJOS-DE ONDE ELES VEM?

Todo mundo boceja,mas ninguém entende o tal do porque do caso.
Começamos bocejar ainda no útero.
A maioria das espécies vertebradas boceja oufaz algo que se assemelha ao bocejo.Mas a causa,a finalidade e seus valores para a sobrevivência são desconhecidos.
Existem pessoas como eu que não importa a hora ou local,tempo de sono dormido ou não,que bocejam milhares de vezes ao dia.
Hipócrates,no século 4a.C,disse que bocejar livra as pessoas do ar ruim e aumenta o ar bom no corpo e no cérebro.




O bocejo é um fenômeno comum e caracteriza-se por ser um reflexo involuntário. Embora ainda não se saibam as suas causas, ele é um fenômeno evolutivamente antigo. Todos os mamíferos e a maioria dos vertebrados bocejam. 
Em situações de tédio, respira-se de forma mais lenta e, à medida que o nível de gás carbônico aumenta no sangue e a oxigenação nos alvéolos pulmonares diminui, uma mensagem é enviada ao hipotálamo, no cérebro, pedindo mais oxigênio. 
De lá, são liberados vários neurotransmissores que induzem o bocejo e reações simultâneas em todo o corpo: a boca abre-se e a pessoa inspira uma grande quantidade de ar, que é enviado aos pulmões; os músculos alongam-se para melhorar a circulação; e a freqüência de batimentos cardíacos aumenta. 
Assim, a sensação de cansaço diminui e o corpo volta ao estado de alerta. O bocejo seria então uma resposta à necessidade de uma respiração profunda para despertar o corpo e assim eliminar o excesso de gás carbônico no sangue.


 Bocejos podem ocorrer em atletas olímpicos nos minutos que antecedem à competição e em violonistas prestes a entrar no palco para executar um concerto.
 Embora ainda não se saibam os mecanismos exatos envolvidos no bocejo, provavelmente estão relacionados a uma tentativa de relaxamento. Já autistas e esquizofrênicos, que vivem em um mundo psíquico isolado e distante do contato com outras pessoas, por razões ainda desconhecidas, não bocejam. Um dado curioso, cuja causa é igualmente desconhecida: quando um indivíduo boceja, outras pessoas também passam a bocejar,e vira uma reação em cadeia ou queda de uma fileira de dominós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário