19 de dezembro de 2012

Twitter começa a permitir que usuários baixem arquivo de mensagens publicadas

O Twitter começou, ao longo do último final de semana, a permitir que alguns usuários façam download do arquivo de todas as mensagens publicadas em seu perfil no site. Ainda em fase de testes, o recurso está disponível "para uma pequena porcentagem dos usuários", de acordo com um porta-voz do Twitter.


Para baixar o arquivo com as mensagens, o usuário do Twitter precisa acessar o menu de configurações, disponível no canto superior direito da tela. O usuário deve clicar em link localizado no final desta página para solicitar o download de um arquivo compactado (.zip).

O arquivo não é baixado na hora: quando o sistema terminar de gerá-lo, o usuário recebe um e-mail para baixar o arquivo.

Dentro da pasta compactada, o usuário encontrará um arquivo .csv com o tweets publicados, além de um arquivo .json com outras informações relacionadas, como geolocalização das mensagens. Este formato de arquivo é comumente usado para transferência de arquivos com dados de serviços de web.

Para facilitar a exploração dos dados, o Twitter também provê um link para o usuário, que permite acessar uma espécie de portal. Por meio dele, o internauta poderá usar uma caixa de busca para localizar mensagens do seu arquivo pessoal. Segundo o Twitter, as mensagens excluídas não fazem parte do arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário