27 de abril de 2013

VÍDEO DE DECAPITAÇÃO NÃO SERÁ RETIRADO DO FACEBOOK

Uma controversa decisão do Facebook está gerando polêmica e revolta de usuários da rede social em várias partes do mundo. Durante a tarde desta sexta-feira, 26, alguns usuários postaram na rede um vídeo em que uma mulher é decapitada com uma faca por um criminoso.


Não há informações seguras sobre a origem do vídeo. Aparentemente, as imagens registram a execução de uma mulher no norte do México, supostamente vítima de uma quadrilha de traficantes. Vídeos impróprios publicados por usuários são um tema recorrente em serviços como Facebook e YouTube. O que causou surpresa neste episódio, no entanto, foi a decisão da rede social em manter as imagens disponíveis.

O Facebook informou, por meio de uma nota, que a decisão de manter as imagens disponíveis deveu-se à disposição da rede social em não censurar seus usuários ou impedi-los de denunciar atitudes condenáveis.


“Da mesma forma como programas jornalísticos na televisão usam imagens inquietantes mostrando atrocidades, as pessoas podem compartilhar vídeos inquietantes no Facebook com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre ações ou causas”, justifica a rede social, em nota. Menos de duas horas após ser publicado, o vídeo já somava 5 mil compartilhamentos.


De acordo com o Facebook, o comportamento dos usuários que publicam o vídeo em suas timelines é de denúncia de uma atrocidade e não de apologia ao comportamento criminoso.


Entre os milhares de comentários postados junto ao vídeo, estão opiniões favoráveis e contrárias à sua veiculação na web. Para parte dos usuários, é inaceitável que um vídeo violento e agressivo como este encontre hospedagem num serviço como o Facebook.


Já outra parcela dos usuários lembra que a rede social já foi usada em outras oportunidades para denunciar crimes e abusos cometidos por forças policiais, como nos episódios envolvendo movimentos políticos no Oriente Médio, a chamada "primavera árabe". Para este grupo, o Facebook age com coragem ao ajudar na denúncia de um crime hediondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário