6 de julho de 2013

TANGERINA X MEXERICA

Você sabe qual a diferença entre as duas?
Tanto a tangerina quanto a mexerica tem o sabor, aroma e aspecto bem parecidos. Porém, as duas são bem diferentes e suas características também. A mexerica vem da planta Citrus, enquanto a tangerina se origina da espécie Citrus reticulata, de onde surge também a maioria dos outros tipos de tangerinas.
Diferenças:
A mexerica geralmente é um pouco menor que a tangerina, possui uma casca bem mais fina e tem mais óleos essenciais - substâncias que deixam aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta. As mexericas são mais difíceis de serem encontradas, e às vezes só se vê nas feiras livres, enquanto que as tangerinas são facilmente encontradas nos supermercados.
Não sei se ainda acontece, pois já faz alguns anos que não convivo nessa área, mas era comum nos laranjais fazer enxertos de mexerica com limão galego. O limão galego pra quem não conhece, é um limão do tamanho de uma laranja pêra e dá muito por cada safra e por isso eram usados nos enxertos.
Técnica:
Plantam-se pés de limão galego e quando ele estiver com dois anos, fazem-se os enxertos. Geralmente se fazem dois enxertos, laranja de um lado e tangerina do outro. O processo deve ser feito com material esterilizado e colocar uma proteção nos locais enxertados, para evitar que ocorra contaminação e perdas. Neste processo o limão galego é chamado de "cavalo" em enxertos de laranja e tangerina devidos sua resistência a doenças.
No Brasil, a primeira referência sobre a tangerina apareceu em escritos do padre Manuel Aires de Casal, em 1817. A fruta logo se adaptou ao clima do país, que hoje é o quarto maior produtor mundial de tangerinas.

2 comentários:

  1. Pra mim esclareceu bastante..nunca soube a diferença entre elas..
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Só sei que adoro as duas!!
    Faço suco com elas e rende pra todos.
    Mto bom e cheio d vitaminas.bjao

    ResponderExcluir