22 de dezembro de 2013

Dor nas costas, o que fazer?

Quando o indivíduo está com dor nas costas, o que se deve fazer é repousar sempre que possível. Este repouso deve ser feito preferencialmente deitado de barriga para cima sob uma superfície não muito dura, sem travesseiro e com as pernas dobradas, e braços ao longo do corpo, ou repousando sob a barriga.

Se não for possível permanecer nesta posição, o indivíduo pode deitar-se confortavelmente de lado, com um travesseiro entre os joelhos e outro apoiando a cabeça.

Tomar um analgésico como a Dipirona ou o Paracetamol pode trazer ainda algum conforto a mais. Mas não é recomendado tomar mais de 4 comprimidos por dia.

Além disso é importante evitar fazer qualquer tipo de esforço físico, como pegar uma criança ao colo, transportar sacolas pesadas, andar de bicicleta ou fazer jardinagem, por exemplo.

Colocar uma bolsa térmica morna na região da dor é também outra dica que pode ser seguida e certamente irá aliviar a dor nas costas. A bolsa não deverá estar muito quente e não deve permanecer em contato com a pele por mais de 30 minutos.

Mas se a dor for muito intensa ou se ela persistir por mais de 4 dias, mesmo ao seguir todas estas dicas, deve-se marcar uma consulta com um ortopedista ou procurar um fisioterapeuta, pois pode ser algo mais grave que necessita de tratamento medicamentoso à base de anti-inflamatórios e/ou fisioterapia.

Um comentário:

  1. Sempre tenho muita dor nas costas...
    Esse post me ajudou muito.
    Valeu.
    Abraço.

    ResponderExcluir