25 de junho de 2012

A GAGUEIRA

A disfemia,conhecida como gagueira ou gaguez,é a mais comum desordem de fluência na fala,atingindo cerca de 70 milhões de pessoas ao redor do mundo(cerca de 2 milhões somente no Brasil).Os sintomas mais evidentes da gagueira são a repetição das sílabas,os prolongamentos de sons e os bloqueios dos movimentos das falas.
Cerca de 5% das crianças entre 2 e 4 anos de idade podem apresentar a gagueira,sendo geralmente transitórios,que duram poucos meses.Normalmente esses distúrbio é transitório e apenas 20% dessas crianças vão precisar de um futuro tratamento especializado.
A disfemia que persisiste depois dos 5 anos de idade está associada a alterações anatômicas e funcionais do cérebro.Como em qualquer outro problema,o tratamento precoce é a melhor coisa a fazer.O fonoaudiólogo é o clínico responsável pelo atendimento da maioria dos pacientes com gagueira.
O bullying escolar pode ser o principal intensificador do problema,pois as crianças,pelo fato de não saber como tratar o colega que tem o problema,acabam por fazer piadas,graças e deixam a outra criança com vergonha e até o receio de falar.
Cabe aos pais educar e conscientizar os filhos e explicar o problema.O correto para os adultos é não apressar a fala de quem tem o problema.Isso deixa a pessoa mais nervosa e pode piorar a situação.

COMO FORMA DE AJUDAR NO PROCESSODE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL DO PROBLEMA,FOI CRIADO UM DIA ESPECIAL:22 DE OUTUBRO-DIA NACIONAL DE ATENÇÃO A GAGUEIRA.

 O PRECONCEITO NESSA HORA PODE SER O PIOR INIMIGO DA PESSOA COM GAGUEIRA,REFLITA,AJUDE,SE CONSCIENTIZE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário