30 de março de 2013

A TECNOLOGIA CONTRA O APETITE

Um microchip que corta o apetite, ligado num dos principais nervos que saem do cérebro, é a mais nova esperança de pessoas que estão acima do peso e não conseguem emagrecer por nada. Quando o dispositivo, implantando na barriga, é acionado, ele libera estímulos elétricos e químicos que reduzem o desejo de comer.


O chip, criado por pesquisadores do Imperial College, na Inglaterra, deverá testado em humanos em três anos. “Ele pode se tornar alternativa à cirurgia de redução do estômago, já que tem a capacidade de controlar o apetite”, diz Chris Toumazou, que ajudou a produzir o dispositivo.

A ligação com o nervo vago será feita por meio de eletrodos. “O cérebro receberá sinais similares àqueles enviados após as refeições. O objetivo é informar ao cérebro que o corpo já está saciado”, explica o pesquisador.

O nervo vago é essencial para a secreção de líquidos e ácidos digestivos. Além disso, ele regula funções como respiração, ritmo cardíaco e contração do intestino.

E os cientistas britânicos não estão sozinhos na corrida para produzir o primeiro “chip antiobesidade”. A companhia americana EnteroMedics está testando um modelo de circuito que bloqueia o nervo vago para interromper a vontade de comer.

Os americanos estão um passo à frente dos ingleses. Num experimento com 239 pacientes, o grupo apresentou uma redução de até 20% do excesso de peso corporal. Mas os diretores da empresa ficaram frustrados e esperavam mais do dispositivo.

Além da EnteroMedics, outra empresa americana, a IntraPace, está desenvolvendo um aparelho similar a um chip, também para ajudar os obesos a emagrecer.

Um comentário:

  1. Cara,o pessoal inventa tudo...
    to precisando perder uns quilinhos..

    ResponderExcluir