21 de março de 2013

O ARREPIO.....

Os músculos eretores dos pêlos, que causam o arrepio, podem ser ativados em várias situações, como:





O frio:

Esta sensação, transmitida pelas terminações nervosas da pele, caracteriza-se por contrações musculares em todo o corpo: os dentes batem e os pêlos ficam eriçados, aumentando a quantidade de ar entre eles. Esse ar retido, em contato com a pele, é aquecido pelo calor do corpo humano, formando uma camada de ar quente em volta da pele, objetivando reter calor.



O medo:

Na iminência de ser atacado, o organismo também responde, entre outras maneiras, com uma melhora na acuidade visual, aceleração das batidas cardíacas e aumento do fluxo de sangue nos músculos para um fornecimento extra de oxigênio. O resultado é que o sangue que deixou de circular nos capilares da pele cessa de transferir calor para a superfície; ocorre então o arrepio e o estado de palidez da pessoa.





A elevação da temperatura corporal:

Quando temos febre ou uma insolação, ocorre um aumento exagerado da temperatura corporal e, como mecanismo de defesa, sentimos o arrepio.





O contato físico:

Nossa pele é revestida de receptores nervosos, e ao simples toque, várias sensações (boas ou más) são transmitidas ao nosso cérebro. E de acordo com as sensações transmitidas, o corpo reage, podendo ser uma destas reações... o arrepio.











Ao comer certos tipos de alimentos:

Milhares de papilas gustativas cobrem a maior parte da superfície da língua. Quando o alimento é colocado na boca, ele estimula os receptores das papilas gustativas. Estas, por sua vez, enviam impulsos nervosos ao centro do olfato e do paladar do cérebro, o qual os interpreta como sabor. E dependendo do "sabor" o corpo responde das mais variadas formas, podendo até ser com um arrepio.









Ao ouvir certos tipos de sons:

Todo estímulo que recebemos causa alguma reação(resposta) do nosso corpo. E isso não se limita ao óbvio, como temperatura, tato e pressão, para os quais existem receptores nervosos na estrutura da pele. Mesmo ondas sonoras são percebidas; qualquer tipo de som é captado não só pelos ouvidos, mas por todo o corpo. E como consequência disso, um som estridente, agressivo, como o da unha riscando a lousa pode provocar o reflexo de arrepio.









Fontes:

http://www.geocities.com/porque_br/Arrepio.html

http://www.dermatologia.net/neo/base/psiquismo/poder_do_toque_2.htm

http://www.msd-brazil.com/msd43/m_manual/mm_sec6_72.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário