18 de abril de 2013

Petição propõe substituir Hino Nacional por canção do Metallica

Uma curiosa petição criada na comunidade especializada no tema Avaaz propõe uma mudança drástica em um dos grandes símbolos do Brasil: o Hino Nacional do País, instituído por decreto em 1922, pelo então presidente da República Epitácio Pessoa. No entanto, o abaixo-assinado, que tem como objetivo ser enviado a Dilma Rousseff quando completar 100 mil adesões, propõe uma canção um tanto incomum para ser sua substituta.

A proposta do grupo é que a canção seja substituída por ...And Justice for All, do Metallica, uma das mais longas da banda norte-americana de thrash metal, lançada no disco homônimo do quarteto, em 1988. A ideia original, contudo, ainda não caiu muito no gosto da população - até o início da tarde desta quarta-feira (17), a petição somava apenas pouco mais de 1.100 assinaturas, ou seja, cerca de 1% do necessário para ser enviada à presidente - que não deve levar a ideia a sério.

"Todos sabemos o momento crítico que nosso País vem passando. A injustiça impera num país onde a impunidade, a corrupção e a Lei de Gerson são a regra e não a exceção. A Justiça só age quando tem interesses próprios motivando sua atitude, ou quando a comoção popular é muito grande. Chega de Justiça para poucos, queremos Justiça para todos", justifica o texto, que chama o Hino Nacional de arcaico, principalmente pelo fato de a maioria dos brasileiros entoá-lo sem sequer compreender seu significado.

"...And Justice for All, do Metallica, é escrito em bom inglês, a língua universal dos dias de hoje, e traz uma letra marcante que clama por justiça", conclui o texto, encerrado com a tradução da música, cujo refrão diz: a justiça está perdida a justiça está violentada, a justiça se foi, puxando suas cordas, justiça é feita, não buscando a verdade, vitória é tudo, parece tão cruel, tão verdadeiro, tão real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário