14 de maio de 2013

Microsoft alerta utilizadores para trojan brasileiro que sequestra perfis no Facebook

A Microsoft emitiu um boletim de segurança onde alerta os internautas para o perigo de um trojan de origem brasileira que está a ser instalado nos browsers Mozilla Firefox e Google Chrome como um plug-in. O malware tem a capacidade de sequestrar os perfis de Facebook dos utilizadores e de fazer várias ações sem que a pessoa saiba.

 O Trojan:JS/Febipos.A foi detetado pela equipe de segurança da tecnológica norte-americana e associado ao Brasil pelas publicações serem feitas em português e porque nos ficheiros alterados pelo software existe sempre uma referência ao país sul-americano.

Apesar de não ser um malware muito comum para a maior parte dos internautas mundiais, dada a proximidade entre portugueses e brasileiros na rede, o aviso é considerado como importante para os utilizadores nacionais.

Mas pela facilidade que existe em se adaptar o software para outras línguas e especificações online, a tecnológica de Redmond emitiu o boletim mundialmente.

O trojan em questão consegue fazer gostos, publicações, convidar amigos para um grupo, iniciar uma conversação através do chat e comentar uma publicação sem que o utilizador dê conta. O plug-in instalado nestes browsers - não existem versões para Internet Explorer ou Safari - tenta constantemente ligar-se à conta de Facebook do utilizador.

A Microsoft não revelou o nome do plug-in que deve ser evitado mas confirmou que o próprio Facebook já está a bloquear alguns links publicados pelo malware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário