7 de agosto de 2013

Saiba por que roer as unhas é prejudicial à saúde

Por mais inofensivos que pareçam, certos hábitos adquiridos ao longo do tempo podem fazer um mal danado à sua saúde e aparência. Esse alerta pode até parecer exagero, mas os efeitos podem ser percebidos com o passar dos anos.

Para comprovar os malefícios de vícios de beleza das mulheres, uma repórter britânica ficou 30 dias sem retirar a maquiagem corretamente antes de dormir. Após esse período, pasme: de acordo com o instituto que realizou a experiência, a pele da profissional estava 20% mais ressecada, seus poros estavam mais abertos e sua cútis envelheceu cerca de 10 anos, por conta dos detritos acumulados. Está convencida agora?

Roedora de unhas
Não importa se você as rói sempre ou só quando está nervosa. Este hábito é extremamente prejudicial, tanto para sua beleza quanto para sua saúde. Isso porque a unha é um dos locais do corpo que mais acumula sujeira e bactérias, aumentando, assim, o risco de contrair doenças.

Essa atitude pode ainda causar cáries (pois desgasta o esmalte dentário) e até problemas no estômago e no intestino – por conta dos pedaços de unha que são engolidos. Além disso, a mão de uma pessoa que tem unhas roídas tende a causar uma má impressão, já que garras bem feitas são sinônimo de higiene. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, você pode demonstrar insegurança somente por manter este hábito.

Para abandoná-lo de vez, existem alguns truques. “Primeiramente, você precisa descobrir por que rói as unhas. Para isso, sempre que levar os dedos à boca,escreva o motivo em um caderno e vá se policiando. Outro método eficaz é manter as unhas sempre feitas e esmaltadas. Muitas mulheres abandonam essa mania pois não querem estragar a aparência bem cuidada das mãos”, afirma a manicure Amanda Silva (SP). Também é possível recorrer aos inibidores, que são como uma base, mas possuem um gosto muito amargo.

Maquiada até dormindo!
Não dá para negar que, muitas vezes, ao chegar em casa depois de um dia cansativo, bate aquela preguiça de tirar a maquiagem. Este hábito pode ser extremamente prejudicial para a pele, pois os produtos formam uma película que impede que a cútis respire, causando, assim, inflamações, cravos, espinhas e até
mesmo o envelhecimento precoce.

Por isso, por mais que você esteja cansada, deve fazer a higienização da tez antes de dormir. Opte por um bom demaquilante e lave o rosto com um sabonete para o rosto depois de retirar o make. Para minimizar ainda mais os efeitos negativos dos cosméticos, aposte em produtos específicos para o seu tipo de pele e nunca, em hipótese alguma, utilize maquiagem vencida.

Secador e chapinha demais
Eles são os grandes vilões dos fios sedosos e brilhantes, afinal, se utilizados em excesso, podem fazer grandes estragos às madeixas. E mais: se o cabelo não estiver protegido, o fio pode dilatar e formar bolhas de ar – invisíveis a olho nu, mas que aumentam a fragilidade capilar, criando as tão temidas pontas duplas e favorecendo o ressecamento.

Portanto, quando usar o secador, mantenha o aparelho a cerca de 25 cm de distância dos fios, na temperatura morna. Isso diminui o risco de ressecamento e frizz. Evite também utilizar esses aparelhos todos os dias. Para isso, aposte em pomadas e óleos que controlam o volume e disfarçam o aspecto frisado. “A hidratação é fundamental para quem faz o uso do secador e da chapinha com frequência, pois devolve a água perdida aos cabelos e ainda forma uma película protetora nos fios”, explica a cabeleireira Carla Moura (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário