15 de agosto de 2013

Dicas simples ajudam a acabar de vez com as pontas duplas

Você faz aquela escova caprichada, passa horas arrumando o penteado e mesmo assim as pontas dos fios continuam com aspecto de palha e impactam no resultado final. Pois e, provavelmente você é mais uma vítima das terríveis pontas duplas, as são as grandes culpadas pelos cabelos “espigados”, sem brilho e difíceis de lidar. Mas não se desespere, com alguns cuidados fáceis de seguir, é possível eliminar esse tormento.


As pontas duplas podem surgir por uma série de motivos, que vão de procedimentos estéticos a falta de alguns nutrientes no corpo. Ou seja, o problema, apesar de acontecer na parte externa do fio, pode ter motivo interno. “Os processos químicos, falta de hidratação e de cortes a cada dois meses provocam o problema. Escovações em excesso e em altas temperaturas também agravam o quadro”, explica o hairstylist Roger Andres, do Cat’s Cabeleireiros.

Para prevenir o aparecimento, caso suas madeixas estejam em dia, a dica de Roger é manter uma alimentação saudável para deixar a anemia bem longe. Além disso, cortar e fazer uma cauterização para selar a cutícula do fio (camada externa do cabelo) evitam esse mal. Então, supere o medo da tesoura e peça que um cabeleireiro de sua confiança tire apenas o necessário para que as pontas não comecem a afinar e quebrar com facilidade.

Já está com as temidas pontas duplicadas? Roger diz que é ideal recorrer à cauterização uma vez por semana. “Especialmente no caso da mulher brasileira que não vive sem cabelo tingido”. Ele também aconselha a hidratação a cada 15 dias, que pode ser feita em casa ou no salão, além do uso de um bom sérum para hidratar.

Tratando em casa

Após o corte de manutenção, que segundo o hairstylist Rodrigo Salles, do Galeria Cabeleireiros, deve acontecer a cada 90 dias, os cuidados em casa são básicos, mas tem ótimo resultado. “Sem o corte, produto nenhum vai conseguir reparar os danos”, complementa. O segredo é usar sempre um bom protetor térmico nos fios antes da chapinha e do secador, e investir em reparadores de pontas. “O reparador vai manter as pontas seladas e você consegue um bom resultado”, diz. O profissional revela que alguns produtos disponíveis no mercado já tem o reparador e a proteção térmica juntos, facilitando ainda mais a sua vida.

Ele indica que reparadores podem ser à base de óleo ou silicone. “Produtos à base de óleo acabam pesando um pouco mais, os silicones são mais leves”, indica o profissional. Se o seu cabelo é mais grosso e ressecado, o óleo terá um resultado muito melhor, pois é mais forte e o tratamento é intensivo. Já para os finos, a melhor escolha é o silicone, que evita o efeito pesado e oleoso ao longo do dia.

Não consegue definir as madeixas? Opte pelos produtos bifásicos, que tem água, óleos e silicone. “Produtos que levam tudo junto são um meio termo e podem ser usados em maior quantidade”, ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário