22 de junho de 2012

SÍNDROME DE DOWN

A SÍNDROME de DOWN ou trissomia 21é sem dúvida o distúrbio cromossômico mais comum e a mais comum forma de deficiência mental congênita.Geralmente pode ser diagnosticada ao nascimento ou logo após,por suas características bem particulares,mas que podem variar em cada paciente.
Os pacientes possuem baixa estatura e o crânio apresenta braquicefalia,com o occipital achatado.O pavilhão das orelhas e´ pequeno e dismórfico.A face é achatada e arredondada,nos olhos mostram fendas palpebrais e exibem manchas Brushfield ao redor da margem da íris,a boca é aberta,muitas vezes mostrando a língua sulcada e saliente.
As mãos são curtas e largas,geralmente com uma única linha palmar.Os pés mostram um grande espaço entre o primeiro e o segundo dedos.
As pessoas estão sujeitas a terem filhos com síndrome de down,já que a doença nao escolhe cor,idade dos pais,credo ou religião.No Brasil acredita-se que ocorra um caso a cada 600 nascimentos,o que quer dizer que,em média,nascem cerca de 8 mil bebês por ano com a síndrome.Diferentemente do que muita gente pensa,a síndrome de down não é uma doença,mas sim uma alteração genética,que ocorre por ocasião na formação do bebê.
Muitas pessoas com a síndrome se casam e algumas dessas tem filhos que podem ou não herdar a deficiência.
O maior desafio enfrentado por essas pessoas é mesmo o preconceito de muitos que acham que eles são loucos.
Faça sua parte,não discrimine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário